A Cavalaria Antoniana De Jaguariúna: Um Estudo Sobre As Transformações Provocadas Pela Secularização No Campo Do Catolicismo Popular

· 4 min read
A Cavalaria Antoniana De Jaguariúna: Um Estudo Sobre As Transformações Provocadas Pela Secularização No Campo Do Catolicismo Popular

Essa Igreja da simplicidade missionária também será caracterizada pela alegria em meio às dificuldades e por uma abertura ao Espírito Santo, o agente da verdadeira reforma. “A alegria se adapta e se transforma, mas sempre permanece”, enfatiza o papa. O sermão é um rito comum nos momentos de celebração da fé, especialmente durante as missas.


  • No entanto, outras igrejas também afirmam ser "católicas", como a ortodoxa bizantina, e as igrejas ortodoxas orientais, a Igreja Assíria do Oriente, a Velha Igreja Católica, e as igrejas da Comunhão Anglicana.
  • A necessidade de estados laicos levou à restrição da Igreja meramente ao campo religioso.
  • Ao fundar Igrejas na região do nordeste brasileiro no século XVII, viram somente, em 1824, a religião definitivamente se propagar pelo país.
  • A bem da verdade, essa era a forma de ver o mundo, reivindicando a compreensão do processo histórico que ameaçava o controle social da Igreja.



Uma intelectualidade favorável a ideia de que “[...] os valores humanos superiores para prevalecerem, exigiam uma base teológica e sobrenatural”. Ou seja, havia um movimento crescente à formação de uma sociedade com reflexões teóricas sólidas, defendendo o catolicismo. Relatos apontam que na França foram travados esforços pela paz, em meio a mobilização de padres, religiosos e seminaristas, impondo o apoio moral, e facilitando assim, as negociações para o restabelecimento das relações diplomáticas com a Santa Sé.  https://www.mundodoscatolicos.com.br/salmos/106/ , abriram-se caminhos para outras conquistas católicas, como no caso do estatuto das associações, onde as igrejas podiam adquirir personalidade jurídica”56. E desta forma, há a percepção da Igreja como instrumento do Estado, resultante da atuação da política interna no Estado Brasileiro. Ademais, atitudes isoladas de membros, como o envolvimento de bispos em movimentos, e outras ações políticas de natureza pontual ou conjuntural, são tomadas de partido com a atuação do representante geral da Igreja.

Quais São As Características?



Ademais, representa a diplomacia como fonte católica internacional, se posicionando como responsável pelos mandamentos das tradições romanas, com a responsabilidade de preservar a religião, a família, a propriedade e a hierarquia da igreja, alheia á elementos fundamentais na vida das pessoas constituindo a sociedade. Este fenômeno, tipicamente, dilatado com o avanço das migrações internas, explica a multiplicidade de maneiras de sincretismo religioso, a possibilidade de um mesmo indivíduo participar de várias culturas e também de diferentes denominações religiosas ao mesmo tempo. A partir de 1890, com a separação decretada entre Estado e Igreja, o processo de criação de dioceses no Brasil foi acelerado, passando de doze para oitenta unidades diocesanas em  apenas quarenta anos.  https://cutt.ly/15kbJYR , claramente, uma estratégia de restauração e expansão da Igreja católica, marcada por uma nova organização espacial e funcional de modo  a se estabelecer em lugares centrais da vida política e econômica dos Estados brasileiros e a favorecer sua aproximação e articulação com as elites locais.  https://bit.ly/2LQo1ev , somada a uma nova concepção da moral católica, facilitou o advento de uma sociedade burguesa.




Concebido como um elemento representativo constituído de significante e significado, temos o signo linguístico, objeto central de análise que dará nome à nossa aula. Sob outro aspecto, a Igreja também teve grande monopólio sob o mundo letrado daquele período. Exceto os membros da Igreja, pouquíssimas pessoas eram alfabetizadas ou tinham acesso às obras escritas. Por isso, muitos mosteiros medievais preservavam bibliotecas inteiras onde grandes obras do Mundo Clássico e Oriental eram preservadas.

O Cuidado Ao Idoso, O Apoio Às Famílias E A Importância Das Políticas Públicas


Mas o período áureo dos santuários que se tornaram grandes centros de devoção e romarias, vai da metade do século XVIII. Desamparados pelo clero e marginalizados socialmente pelo avanço do projeto capitalista em áreas rurais, diversos grupos populares se uniram em movimentos de contestação político-religiosa, como em Juazeiro do Norte, Canudos e na região do Contestado, entre o Paraná e Santa Catarina. Tanto em Canudos como no Contestado, os movimentos foram reprimidos pela força militar, com aprovação tácita da igreja. Essas instituições serviram de base para o movimento neoconservador posteriormente desencadeado pela Santa Sé, no intuito de frear a modernização da igreja em diversos países, em busca de adaptação ao mundo contemporâneo e às realidades de cada região. Esse mecanismo autoritário existe até hoje com o nome de Congregação da Doutrina da Fé.

  • Ser cristão não é um título, mas sim uma forma de viver, uma conduta pautada na pessoa de Jesus Cristo.
  • Se na base do cristianismo está a fé trinitária, em seu centro – como no centro da Trindade – está a Pessoa de Cristo, o Filho de Deus.
  • A Secretaria de Estado, ao coordenar a sua política em relação ao Brasil, lidava não só com o governo brasileiro, mas, também criava estratégias de relacionamento com a hierarquia eclesiástica local, com base num corpo doutrinário e com interesses institucionais de natureza internacional.
  • Como estratégia dessas ações políticas, foi sugerido ao episcopado, em nome dos seus diocesanos, que deveriam “[...] se entender com os legisladores e a Presidência da República [...]”.